Capas de livros, quando bem pensadas, já são um deleite para os olhos, quando trazem estampas então, nos fazem delirar com tamanha beleza.

Exageros à parte, o universo das capas hoje em dia é tão vasto que poderíamos passar horas e horas escrevendo sobre isso. Mas aproveitando que é um assunto que dá muito “pano pra manga”, neste post vamos falar especificamente sobre as capas da designer Coralie Bickford-Smith.

Suas capas estão nas prateleiras dos livros estrangeiros, então talvez você não veja muito por aí. Ela trabalha há um bom tempo na Penguin Books, tradicional editora britânica já conhecida por projetos gráficos de muita qualidade. Aqui no Brasil a Penguin publica alguns títulos através da Companhia das Letras.

Suas capas chamaram tanta atenção ao longo de sua carreira que já ganhou reconhecimento em várias revistas internacionais (Vogue) e jornais como o The New York Times e The Guardian. Um de seus trabalhos mais conhecidos são as capas da coleção Penguin Classics que traz títulos de Dickens, Flaubert, Jane Austen, Dostoyevsky, Oscar Wilde, entre outros grandes autores.

A coleção de Clássicos em especial é uma das mais ricas, visualmente falando. Lembra os antigos livros encadernados com capa dura de couro e detalhes dourados. Nessas capas, a designer mantém o estilo clássico, mas trazendo estampas com grafismos ou pequenas ilustrações.

capas da designer Coralie Bickford-Smith
Cloth Bound Classics Serie

Como se não bastasse, a moça também tem talento para escrita. Ela publicou o livro The Fox and the Star, também pela Penguin Books com ilustrações próprias, e foi indicado ao Waterstones Book of the Year de 2015. Em entrevista ao The Guardian ela diz: “Eu tive essa idéia zumbindo no fundo da minha mente (…) E então, com as ilustrações, eu consegui me afastar do meu computador, e desenhar e desenhar e desenhar, que enquanto criança era tudo que eu sempre fiz. Enfrentar a página em branco todos os dias era realmente petrificante, e então as coisas simplesmente aconteceram.” Fonte: The Guardian

Capa de The Fox and the Star, livro da designer Coralie Bickford-Smith

Em seu site a autora detalha o que há por trás de sua criação: “Estes títulos exploram minha obsessão para criar belos artefatos atemporais para que as pessoas possam apreciar e transmitir. Livros tácteis e suntuosos que evocam uma rica herança de encadernação, enquanto mantém um fresco apelo aos leitores modernos.”

 

capas da designer Coralie Bickford-Smith

 A boa notícia é que você pode seguir a autora no Pinterest e se inspirar um pouquinho com suas imagens coletadas.

[ Todas as imagens deste post são do site de Coralie ]

One thought on “A beleza nas capas de Coralie Bickford-Smith

  • A WordPress Commenter

    Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *