Todo mundo que se identifica com estilos étnicos com certeza já usou uma estampa do tipo Ikat, seja vestindo ou decorando.

Esse tipo de estamparia ficou muito conhecida aqui no Ocidente mas tem procedência asiática muito antiga. Está presente em muitas culturas, principalmente Indonésia e tailandesa.

Para chegar no visual Ikat são feitas amarrações em fios de seda ou algodão para serem tingidos antes da tecelagem. O processo lembra muito o tie-dye (lembra dos hippies dos anos 70?) e resulta em um efeito borrado super autêntico. Não à toa existem estampas ikat em diversas cores e formas.

Tapete estampado na técnica ikat
Fonte: https://goo.gl/ng12o2

Na moda e na decoração esse estilo é muito usado misturado com outras estampas ou cores lisas. O visual exótico está presente em diversos tipos de ambiente, seja nas paredes, nos tapetes ou em objetos decorativos como almofadas e louças. É ótimo para quem quer investir em personalidade.

Papel de parede com estampa ikat
Fonte: https://goo.gl/fMfpdY

 

Cortina com estampa ikat
Fonte: https://goo.gl/FyKH4S
Louça com estampa ikat na borda
Fonte: https://goo.gl/ejsD9D
Aqui no DeuCria nós nos inspiramos nesse estilo super autêntico para criar peças de papelaria também, dá uma olhada no resultado!

Caderno DeuCria à venda no Colab55 com estampa ikat

Caderno DeuCria à venda no Colab55 com estampa ikat
À venda aqui ó: https://goo.gl/Bb8g7a

Você já usou o Ikat em alguma parte da decoração? Conta pra gente aqui nos comentários!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *